Cidades Geminadas

Caldas de Reis

clr

Vizela formalizou a geminação com Caldas de Reis a 19 de março de 2013.
Caldas de Reis é um município de Espanha, na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza. À semelhança de Vizela, Caldas de Reis também é um concelho termal, com uma de área 68,50 km² e uma população de 10008 habitantes.
Sendo Caldas de Reis um Concelho termal e que comunga dos mesmos objetivos de crescimento que Vizela, fez todo o sentido criar este laço afetivo entre os dois territórios vizinhos, para que juntos possam desenvolver o turismo, aproveitando o potencial dos recursos termais, do património natural, cultural e histórico dos dois municípios, onde se insere a gastronomia, um dos nossos maiores tesouros.
Outro vínculo que une Vizela e Caldas de Reis é de raiz cultural e religiosa: “Os Caminhos de Santiago”.
Desde o século nono que milhões de peregrinos acorrem a Santiago de Compostela, através de percursos que ficaram conhecidos como “Os Caminhos de Santiago”. Embora para muitos seja desconhecido, a verdade é que Vizela entronca nessa rota campestre convertida num itinerário espiritual e cultural, sendo o início em Santa Eulália e a passagem em todo o Concelho, destacando-se o centro da Cidade.
É essa passagem que a Câmara pretende recuperar e dignificar, colocando Vizela como passagem obrigatória de peregrinos a caminho de Santiago.


Frontignan La Peyrade

fron

 Para assinalar a comemoração do seu nono aniversário, a Câmara Municipal aproveitou a data para proceder à cerimónia oficial de assinatura do protocolo de Geminação com a localidade francesa de Frontignan La Peyrade, a 19 de março de 2007.
O objetivo fundamental desta união foi a promoção internacional, através da divulgação das atividades económicas, da realidade cultural e turística; bem como meio para a contínua inovação e qualidade dos serviços, através do intercâmbio de boas práticas, numa base de reciprocidade.
Este protocolo assenta na criação de relações de cooperação profícuas, envolvendo os agentes económicos, sociais e culturais contribuindo, de forma decisiva, para o desenvolvimento da nossa comunidade e para o exercício da cidadania ativa, sobretudo dos jovens.
Entre as atividades já promovidas pela Autarquia no âmbito da geminação com Frontignan La Peyrade, destacam-se os intercâmbios desportivos, culturais, musicais e religiosos, ações de voluntariado, estágios curriculares e ainda candidaturas a programas da União Europeia.

Translate »
English